Total de visualizações de página

sábado, 28 de janeiro de 2012

Língua Portuguesa - DICA 02 (estudando gramática)

Prezados,

O estudo da gramática é de fundamental importância: seja para saber empregá-la corretamente em falas, textos ou em situações de prova. Desse modo, destacamos aqui que:

1) revejam a forma como estudamos (e nos foi ensinada a gramática nos anos 70 e 80): de forma muitas vezes mecânica e descontextualizada. Sugerimos que o conteúdo da gramática seja estudado/ compreendido a partir de textos de vários gêneros.

2) No caso de provas, observe o contexto de solicitação da questão. Por exemplo:
"(F.C.Chagas) Embora pudesse estar estampada na primeira página de um jornal, a manchete fictícia que traz deslize quanto à concordância verbal é:
a) Economistas afirmam que em 2011 haverá ainda mais oportunidades de emprego na indústria e no comércio do que em 2010.
b) "Os que insistem na minha culpa haverão de se arrepender pela injustiça cometida", declara o secretário exonerado.
c) Expectativas em relação ao aumento da inflação faz bolsas caírem ao menor nível este ano.
d) Crescem no Brasil a venda e o comércio de produtos importados ilegalmente.
e) "Ergueram-se mais edifícios nos últimos dois anos do que nos cinco anos anteriores", constata estudo sobre o mercado imobiliário.
(Questão retirada de nossa apostila / Editora Estudo Real-2011. Caso deseje o gabarito, escreva-nos: rosesalgueirocursos@gmail.com)

Sentiu? A gramática cobrada a partir de um suporte textual, o jornal. São muitos os exemplos. Em todos podemos destacar a importância de aprender sobre as regras gramaticais de modo contextualizado e significativo a partir de exemplos reais e do cotidiano vivido por todos nós. Para saber mais, escreva-me.

Nenhum comentário:

Postar um comentário