Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A Matemática nos Concursos

Muitas pessoas me escrevem dizendo o quanto é difícil retomar conteúdos da área de Matemática depois de anos de estudo no Ensino Fundamental e Médio (muitos da época do segundo grau ou secundário...) É... conteúdos que não fazemos uso em nosso cotidiano ficam adormecidos em nosso cérebro. Listo aqui então algumas dicas de como retomar e se organizar para manter em dia o estudo dessa área de conhecimento tão importante e tão presente em nossa vida:
- em primeiro lugar: inicie pelos conteúdos mais próximos de seu cotidiano, como por exemplo a matemática básica das operações (antiga quinta série do primeiro grau) e alguns conteúdos da matemática financeira dependendo do caso.
- em seguida, passe ao estudo das operações com variáveis tais como as equações.
- os conteúdos próprios da álgebra devem ser vistos com cuidado e com um novo olhar: diferente daquele estudo mecânico e descontextualizados da nossa época... Existem hoje muitos livros excelentes que trabalham os conteúdos matemáticos de maneira bem significativa.
- deixe para o final a geometria (se vc é da década de 70, 80), pois este conteúdo foi muito pouco explorado por vivências em muitas unidades de ensino levando a um puro memorizar de fórmulas. O aprofundamento do Ensino Médio deve ser retomado após ter certeza de que os conteúdos do Ens. Fundamental já estão solidificados em seu cérebro, ok?
- ao retomar, busque compreender cada conceito e sua aplicação em atividades. Faça muitos, muitos exercícios e resolva situações-problema que é o que realmente nos leva a pensar, refletir e acionar diversos conhecimentos matemáticos ao mesmo tempo. No mais, bons estudos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário