Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Concurso do Estado de Minas Gerais - dicas para a reta final

Prezados,

A prova se aproxima. Portanto, fiquem atentos a:

Eixos de estudo para a prova de Língua Portuguesa: (organize suas próximas semanas de retomada do conteúdo)
¢I Procedimentos de Leitura Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global. Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além de perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião.
¢II Compreensão do texto: implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador. Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais. Reconhecer diversos gêneros textuais.
¢III Relação entre textos Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema. 
¢IV Coerência e coesão no processamento do texto Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/conseqüência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade. Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação. Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto.
¢V Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos. Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos.
¢VI Variação linguística Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
¢Ao realizar sua revisão final, atenção para os seguintes conceitos: (qualquer dúvida, escreva-me)
¢Quais procedimentos de leitura de um texto;
Identificar as palavras;
Compreender o texto;
Ler e reler (para reconhecer, marcar, relacionar...);
*observe o tipo de gênero textual (como no ENEM, por exemplo) em questão e como se lê o mesmo.
Tipos de composição textual:
  descrição, narração, dissertação
¢Relações entre textos:
Intertextualidade, paródia, pastiche;
Interdiscursividade;
-Coerência e coesão textual;
-Variação linguística;
-Fonética
-Regras de ortografia, acentuação e pontuação (faça muitos exercícios...)
-Morfologia (classes de palavras: conceito e aplicação das mesmas)
-- Sintaxe (sujeito, predicado e seus derivados)
* Lembre-se: provavelmente todo o conteúdo gramatical será cobrado a partir de algum gênero textual.
Eixos para a prova de Matemática:
¢I Espaço e Forma- Localizar objetos em representações do espaço. Identificar figuras geométricas e suas propriedades. Reconhecer transformações no plano. Aplicar relações e propriedades.
¢II Grandezas e Medidas- Utilizar sistemas de medidas. Medir grandezas. Estimar e comparar grandezas.
¢III Números e Operações- Conhecer e utilizar números. Realizar e aplicar operações.
¢IV Tratamento da Informação- Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos.
Atenção para:
¢Geometria plana (conceitos e fórmulas)
(faça um mapa mental contendo as fórmulas de cada figura geométrica e suas relações espaciais)
-Grandezas e Medidas:
-Medidas de comprimento, área, agrárias, volume, capacidade, massa, não decimais e suas equivalências;
 -Razões e Proporções: propriedades, divisão em partes direta e inversamente proporcionais.
-Regra de Três
-Números, operações e álgebra (conjuntos numéricos, MMC, MDC)
-Cálculo algébrico
-Equações do 1º e 2º graus
-Sistema de equações
-Tratamento da Informação (estatística, gráficos e tabelas)
-Análise combinatória
- Probabilidade
Prova específica de Informática:
Conceitos, procedimentos, soluções:
WINDOWS
      LINUX
* EM SUA PARTE ESPECÍFICA, ATENTE PARA OS TEMAS QUE TEM SIDO EIXO DAS QUESTÕES EM CADA DOCUMENTO (LEGAL OU PEDAGÓGICO) ESCRITO  OU INDICADO PELA SEE-MG:
Relação professor/ aluno
Papel do professor
Eixos legais que fundamentam a ação escolar
Currículo, avaliação, metodologias (quais propostas o caderno da SEE indica para o trabalho escolar)
Inclusão escolar
Tecnologias e educação
Gestão escolar participativa e compartilhada
¢É de fundamental importância que vc faça uma síntese do estudado/ aprendido a cada semana antes da prova. Liste suas dúvidas e envie-me sempre.
¢Agende sua revisão geral via hangout ou Skype para dialogarmos e aprofundarmos sobre as questões resolvidas ou ainda dúvidas conceituais que ocorreram ao longo dessa revisão. Participe de nossa correção de 100 exercícios para treino, aprofundamento  e sistematização do conteúdo estudado e aprendido.
¢Não deixe nada para a véspera da prova!
Qualquer dúvida, escreva-me: rosesalgueirocursos@gmail.com
Acompanhe nossas dicas sobre como realizar um ótima prova.
Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário