Total de visualizações de página

sábado, 28 de abril de 2012

Por que aprendemos tanto no ensino à distância?

Prezados (as),

A partir de perguntas acerca do ensino à distância, como trabalho, como faço meus (as) alunos (as) aprenderem tanto em tão pouco tempo... apresento aqui algumas reflexões e conclusões importantes a partir de minha experiência consolidada  em salas de aula virtuais a partir de metodologias que criei na relação professor/ aluno (a) nos últimos anos.
O uso da tecnologia digital, da internet para acessar o conhecimento nos faz pensar e sentir uma diferença enorme de aulas presenciais, salas de aula muitas vezes lotadas e sem a chance de grandes e necessários aprofundamentos...
Nos anos 80, muitos professores indagavam como seria o processo de ensino e aprendizagem por meio de ferramentas tecnológicas que surgiam e sua utilização em ambientes virtuais de formação. Qual seria o (novo?) papel do educador? O professor José Mauel Moran, alerta para o tipo de relação que o aprendiz pode estabelecer, por exemplo, por meio da internet (que na verdade se configura em um mundo de informações totalmente solto) e que no qual sem uma bússola precisa, clara e objetiva (o professor, o mediador) o aluno corre o risco de perder a direção. Porém, quando se tem alguém para nortear, essa viagem internáutica pelo conhecimento torna-se maravilhosa e aprender é até mais instigante (em todas as idades).

"A questão fundamental prevalece sendo "interação humana", de forma colaborativa, entre alunos e professores. Continua a caber ao professor dois papéis: "ajudar na aprendizagem de conteúdos e ser um elo para uma compreensão maior da vida".  
Fonte: http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0025.asp

Quem já experimentou uma de nossas aulas virtuais, via e-mail, skype hangout... tem preferido cursos à distância por sentir que o aprendizado ocorre de modo muito mais eficaz e econômico, dentre outros aspectos. A distância é apenas física, pois os cérebros estão absolutamente conectados!

Nossos cursos tem tido um resultado de aprovação incrível e destaco ainda inclusive o fato de receber em minhas salas virtuais alunos (as) extremamente comprometidos com o curso, com o conteúdo, com as atividades e com isso tenho sentido que o aprender pela internet é o modo mais interessante e eficaz que já presenciei...

Convido a todos (as) que ainda não vivenciaram, a experimentarem o sabor dessa deliciosa viagem pelo conhecimento.
Estou à disposição para iniciarmos...
Contato: rosesalgueirocursos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário